domingo, junho 16, 2013

Mainato-de-Poupa, Mainá-de-crista em Azeitão no nosso jardim

Há uns anos apareceu no nosso jardim (em Azeitão) um Mainato comum (Acridotheres tristis - Common Myna) que conseguimos fotografar e só mais tarde identificar - http://tempodeteia.blogspot.pt/2010/05/um-mainato-common-myna-indian-myna.html .
 

De há uns meses para cá que, entre as 5 e as 6 da manhã, avistamos uma ave diferente (dimensão de um melro) com um piar distinto de todos os outros... Conseguimos vê-lo no alto de um pinheiro dos vizinhos mas, estando escuro a essa hora, só se percebia que o bico era algo estranho.
Há cerca de duas semanas, passou a vir ao final do dia, quando o sol se está a por, para dormir no referido pinheiro. Hoje conseguimos fotografá-lo a distância com zoom 30 (foto sem grande qualidade) e vê-lo a voar (apresentava duas manchas brancas na base das asas pretas). Pareceu-nos (pelas manchas) que estávamos novamente na presença de um mainato... embora diferente. Uma breve pesquisa na 'net (depois de vermos que o que havia de estranho no bico era uma poupa) confirmou as suspeitas. Desta vez é um Mainato-de-poupa / Crested Myna, Acridotheres cristatellus e, ao que parece, há uma colónia para os lados de Oeiras http://campo-e-estirador.blogspot.pt/2011/11/mainato-de-poupa-crested-myna.html . São aves exóticas e não endógenas da Europa (a sua presença resulta, aparentemente, de fugas de cativeiro ou de donos que se cansam e os soltam)
Temos ideia de que será um casal... mas não a certeza.
Fica o registo de final de dia.





ADENDA (obrigada Paulo Fernandes - facebook): http://www.avesdeportugal.info/acrcri.html ... também designado Mainá-de-Crista e estabelecido em Portugal desde 1990.

"Onde observar:
A região de Lisboa é, sem dúvida, a melhor zona para procurar esta espécie exótica, havendo dois locais preferenciais, um de cada lado do Tejo
Lisboa e Vale do Tejo – na margem norte do Tejo, a costa do Estoril, particularmente a zona do Forte de São Julião da
Barra, é desde há muitos anos o local do país onde é mais fácil observar este mainá.
Na margem sul, a espécie pode ser vista na zona de Corroios, junto ao Moinho de Maré – nesta zona as observações são feitas a maior distância, mas por vezes já aqui foram vistos bandos de algumas dezenas. No entanto, conhecem-se outras observações na Península de Setúbal, nomeadamente na zona do Barreiro, em Azeitão e no cabo Espichel." fonte

1 comentário:

Antonio Cunha Bento disse...

Também em Setúbal, na Avenida 22 de Dezembro, próximo do Convento de Jesus, e na Algodeia, são vistos com regularidade algumas destas aves.