sexta-feira, outubro 29, 2010

sábado, outubro 23, 2010

Tecendo noutra casa...

... como é habitual.

Sessão 3 do Clube (com vídeos)

Deixo um deles aqui...

sexta-feira, outubro 22, 2010

Amanhecer...

... as vantagens de nos levantarmos muito cedinho.

Presentes do céu?

segunda-feira, outubro 18, 2010

Uma imagem vale mais que...

( e muitas imagens???)

Trabalho já produzido ou em produção (sem incluir a componente lectiva, claro...).

É por isso que a teiazinha anda um pouquito... às moscas!



Afinal...

... disse



sexta-feira, outubro 15, 2010

Tecendo em várias frentes...

Bem cedinho redigir a notícia de ontem para a ERTE/ PTE... podem ler  AQUI
A versão Scratch 1.4 já está disponível!

Manhã aulas, parte da tarde no dentista, entrada do clube para concluir (com vídeo no youtube) e dois projectos publicados...

Acelerando (e com o Avô Fred presente) - Sessão 2

Testes para corrigir...

... até o sono chegar!


Momento mais belo do dia: pela grade da escola o T., que jogava à bola, diz-me olá e vem depressa contar as novidades. Professora já instalei o Scratch 1.4 e comecei a fazer um projecto sozinho! (O T está a repetir o 6º ano e é novo na turma e no Clube Scratch time... apenas duas sessões de 1.30 minutos de aprendizagem com um colega.)
Por que razão é isto importante?
Porque no ano que passou... as aulas custavam mais a passar e a brincadeira teve consequências. Comecei o ano com uma conversa especial... Que por certo me iria ajudar, porque já havia passado por aquilo uma vez e era um pouco mais crescido, que de certeza estava um bocadinho arrependido do que tinha acontecido no ano anterior e tudo faria para que não voltasse a acontecer. Depois, nas aulas, alguma atenção especial para evitar desconcentraçaõ e colocá-lo cada vez mais no caminho da escuta e participação activas. Setembro passou... e em Outubro o T. está sempre de dedo no ar, confirmando se percebeu o que foi trabalhado, pedindo esclarecimentos, dando respostas, propondo caminhos. E parece feliz. Nem sempre é tão rápido. Mas às vezes pode ser. De um ano para o outro crescemos... e aprendemos outras coisas que nos ajudam a mudar. Feliz por ele. :)

Mais histórias?
Há... pois há... E tempo para as contar?
(Há-de regressar... :)

Fica um dos trabalhos publicados e um vídeo. O Tiago está já, num projecto Scratch, a colocar em prática (com o Renato) as aprendizagens de Matemática. A ambos pertence a segunda metade do vídeo.


Scratch Project

terça-feira, outubro 12, 2010

Do vermelho doce...

 No intervalo das tarefas... os bagos vermelhos que adoçam os dias...

(Fruta preferida... duas romãzeiras... frente da casa e no jardim atrás dela. Minhas e das aves. Os carinhos de Verão geram o alimento do Outono)



segunda-feira, outubro 11, 2010

As TIC, a família e a eternidade... :)

A blogosfera ficou mais rica e eu em excelente companhia...


Força, Paizão! Bom ler-te...



segunda-feira, outubro 04, 2010

sábado, outubro 02, 2010

O meu nome é Scratch... EDU Scratch (mais uma missão)

O meu nome é Scratch... EDU Scratch - Missão 1 no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (cursos de pós graduação - mestrado e doutoramento, 45 alunos, na sua maioria professores), a convite da Professora Guilhermina Miranda. "Missionários" : Teresa Martinho Marques, Fernando Frederico, Isabel Campeão, Manuel Menezes de Sequeira. Sessão animada das 8:45 às 13:45 - 1ª parte: Scratch?... Caminhos (Teresa Marques); 2ª parte: A primeira lição de Scratch (Fernando Frederico); 3ª parte - "Mãos na massa - oficina de Scratch" (Acompanhamento de Teresa Martinho Marques, Fernando Frederico, Isabel Campeão, Manuel Menezes de Sequeira)

Reportagem (completa no facebook) feita pela Joana Coelho.

O entusiasmo dos participantes foi tanto que o almoço foi tardio... :) Sim... chegar a casa... tratar dos bichinhos... sair a correr para almoçar às 15h.



Só agora acabei a selecção e tratamento das fotos, a actualização do Facebook EDU Scratch, a actualização do Diário de Bordo do site do CC TIC da ESE IPS (sim, o meu "novo menino")

Foi um dia muito preenchido... bonito, bom e produtivo.
Mais uma missão cumprida.

(Obrigada grande aos parceiros de aventura: Fernando Frederico, Isabel Campeão e Manuel Menezes de Sequeira)

sexta-feira, outubro 01, 2010

Para além dos problemas... Coisas preciosas: uma investigação matemática multimédia...

Acabei de "postar" no blogue da turma (6ºD em acção) a entrada que reproduzo abaixo.

Retomando as preocupações de ontem, tive uma conversa muito séria com os alunos. A ideia é conseguir que todos venham a produzir, com mais ou menos ajuda, um relato correcto e relevante que integre tudo o que foi pedido (alguns trabalhos apresentados não respeitam esses critérios e nem podem sequer ser considerados como o trabalho sugerido). Todos serão capazes... se o desejarem. Foi esta a mensagem.

Demore o tempo que demorar, uns estimularão outros (a entrada de hoje com o trabalho da Marisa - vimos o vídeo 1 na aula - já começou a produzir efeitos benéficos em alguns alunos). Ajudarei/emos quem mais precisar e todos os trabalhos produzidos serão divulgados... mas apenas quando reunirem as condições de qualidade para tal. Quando conseguirem contar esta história, é porque compreenderam realmente o que andámos a fazer...

O pontapé de saída é delicioso. Acho que concordarão comigo depois de escutar.... :)

E sim... relatórios brilhantes e cheios de erros ortográficos. Vamos aos poucos. Conversámos mais uma vez sobre o problema. Tento que entendam as minhas razões e a importância de mudarem. É uma luta de que não abdicarei.

--------------------------------------------

Foi pedido aos alunos que produzissem um pequeno relatório (mais relato, que relatório formal) sobre o trabalho que estamos a desenvolver nas aulas de Matemática. Todos os formatos são permitidos (mesmo papel e caneta, com colagens). Tem de existir um documento escrito que pode ser ou não completado com outros trabalhos multimédia.

Aos poucos iremos publicando todos os trabalhos produzidos.

A Marisa relatou a sua investigação e conclusões recorrendo ao vídeo e produziu um diaporama em powerpoint (trabalho feito em casa, simples mas correcto).
E foi mais longe! Como na aula ainda não havíamos chegado à conclusão final, mas a curiosidade já era muita (nada como abrir o apetite sem dizer tudo), alguns alunos (como ela mostra no segundo vídeo) acabaram por descobrir (internet, livros, manual, pais...) que andávamos em busca de um número especial: o pi!

video

video

E aqui fica a apresentação em powerpoint depois de corrigida.


Parabéns, Marisa!
(E um obrigada especial aos Pais, cúmplices amigos que ajudaram a Marisa a realizar o desejo de se explicar em vídeo... :)

A prof. 3za
(Matemática)