sexta-feira, outubro 15, 2010

Tecendo em várias frentes...

Bem cedinho redigir a notícia de ontem para a ERTE/ PTE... podem ler  AQUI
A versão Scratch 1.4 já está disponível!

Manhã aulas, parte da tarde no dentista, entrada do clube para concluir (com vídeo no youtube) e dois projectos publicados...

Acelerando (e com o Avô Fred presente) - Sessão 2

Testes para corrigir...

... até o sono chegar!


Momento mais belo do dia: pela grade da escola o T., que jogava à bola, diz-me olá e vem depressa contar as novidades. Professora já instalei o Scratch 1.4 e comecei a fazer um projecto sozinho! (O T está a repetir o 6º ano e é novo na turma e no Clube Scratch time... apenas duas sessões de 1.30 minutos de aprendizagem com um colega.)
Por que razão é isto importante?
Porque no ano que passou... as aulas custavam mais a passar e a brincadeira teve consequências. Comecei o ano com uma conversa especial... Que por certo me iria ajudar, porque já havia passado por aquilo uma vez e era um pouco mais crescido, que de certeza estava um bocadinho arrependido do que tinha acontecido no ano anterior e tudo faria para que não voltasse a acontecer. Depois, nas aulas, alguma atenção especial para evitar desconcentraçaõ e colocá-lo cada vez mais no caminho da escuta e participação activas. Setembro passou... e em Outubro o T. está sempre de dedo no ar, confirmando se percebeu o que foi trabalhado, pedindo esclarecimentos, dando respostas, propondo caminhos. E parece feliz. Nem sempre é tão rápido. Mas às vezes pode ser. De um ano para o outro crescemos... e aprendemos outras coisas que nos ajudam a mudar. Feliz por ele. :)

Mais histórias?
Há... pois há... E tempo para as contar?
(Há-de regressar... :)

Fica um dos trabalhos publicados e um vídeo. O Tiago está já, num projecto Scratch, a colocar em prática (com o Renato) as aprendizagens de Matemática. A ambos pertence a segunda metade do vídeo.


Scratch Project

4 comentários:

IC disse...

Já lá fui comentar a "Circunferência"
E finalmente a versão 1.4 :))
Abraço aos dois - a ti e ao Fred.

Teresa Martinho Marques disse...

:) :)
Beijinhos

IC disse...

Não estou a perceber nada na versão 1.4 do Sapo. Abri nela o meu último projecto do MIT e tranferi com nome em português, mas não apareceu no Sapo e é dito: "O seu projecto está agora publicado no MIT Edu"!!. Claro que no MIT nada apareceu de novo, e no Sapo... nada! Ora era assim que eu fazia com o 1.3., mas este projecto não tinha funcionado no Sapo porque, penso eu, usara o L-System. Ora, eu continuarei a fazer os projectos no Scratch do MIT, já não vai dar para depois pôr no Sapo? Que confusão!

Teresa Martinho Marques disse...

Ai Zabelinha! Não sei que te diga... Como eu não uso o MIT... pergunta ao Fred... ele testou tudo e continua a usar as duas plataformas... Deve ser capaz de responder... Não consigo perceber exactamente o que se passa. Beijinhos!