sábado, março 14, 2009

Dificuldades de aprendizagem - uma estratégia de combate

Na quinta-feira "adoptaram-se" uns aos outros para trabalho autónomo. Uns (carinhosamente chamados pais adoptivos) mais organizados e empenhados tentam a todo o custo levar os restantes a ultrapassar dificuldades... ajudando, explicando (nos muitos tempos passados na escola com pouco que fazer) e depois marcando TPC e apresentando relatório dos progressos dos "adoptados".
Ninguém ficou de fora e todos estão integrados em grupos de dois ou três.
Essa foi outra conquista, pois a turma nem sempre consegue "unir-se" e trabalhar em conjunto para o bem comum... Não são raros os momentos em que alguma intolerância ou marginalização tem tornado complicado o processo de aprendizagem. Quem está pouco habituado a ter "Mãe"... ontem feliz dizia que estava a gostar muito de ter sido adoptado... e que a "Mãe" lhe tinha pedido um TPC sobre a tabuada...
Ai os vazios... as lágrimas que já vimos correr quando alguns falam do apoio que têm da família e de repente outros acordam para aquele que não têm...

O que eu não esperava era que na sexta (dia seguinte) já existisse tanto material e trabalho feito... Aproveitei e fizemos balanço. "Filmei". Eles gostam... para depois poder ver e mostrar aos pais (que se interessam) as coisas bonitas que fazem.

Fui mimá-los ao blogue para lerem o que já escutaram na aula: estão de parabéns pelo empenho... (e espero que seja para continuar).

Num dia o B aprendeu com o V a fazer expressões numéricas... Até agora nunca as havia praticado e foi com o recente amigo que voltou a entusiasmar-se...
Estudo Acompanhado foi... exactamente isso: Estudo Acompanhado... dois a dois, três a três... desenvolvendo a autonomia dos gestos...
Circulámos sobretudo entre as situações que envolvem o não domínio da língua portuguesa por parte dos alunos estrangeiros e fomos ajudando os tutores a melhorarem as artes de apoiar os seus tutorandos.

26 alunos, é muito aluno, sobretudo quando praticamente metade apresenta dificuldades no percurso... As estratégias têm de ser pensadas globalmente e transformadas em gestos desmultiplicados que cheguem a todos mesmo quando (e sobretudo) o professor não está presente.

Sugeri que (os que têm) usassem o Messenger para partilha de documentos (fichas, exercícios, TPC, perguntas sobre os assuntos e outros). Nesta turma utilizam-no horas a fio para pouco mais do que conversa sem nexo e sem rumo.
Se acontecer alguma coisa interessante, partilho.

Filme e materiais? Deixei à guarda dos Geração Best...
Aqui:

Solidariedade e entreajuda: adopções (tutorias)

Sem comentários: