sexta-feira, agosto 17, 2007

O essencial e o acessório

Ainda a propósito da leitura em curso e da entrada de há dois dias, deixo aqui o resumo do Capítulo 2 para se perceber que este autor defende como intenção maior da educação o desenvolvimento de competências de nível superior... não considerando que é exclusivamente no computador que se concentram as únicas ferramentas capazes de implicar/desenvolver o pensamento crítico nos alunos.

Elas podem servir um propósito maior, ou não. Ao educador compete encontrar a resposta que mude a forma de olhar a sua utilização na escola, não a tornando nem exclusiva nem uma repetição mais tecnológica, e por isso ainda mais banal, daquilo que sempre se fez. Já aqui se disse isto muitas vezes, mas não faz mal nenhum repetir. Busco, como muitos, esse Graal...

.

Neste capítulo, forneci descrições sobre a razão de ser das ferramentas cognitivas - implicar e fomentar pensamento crítico, criativo e complexo nos alunos. Quando os alunos usam as ferramentas cognitivas para representar a sua própria compreensão, eles são, necessariamente, envolvidos em diferentes formas de pensamento crítico. Em cada um dos capítulos relativos a cada uma das ferramentas cognitivas (capítulos 3 a 13), analiso as actividades elementares envolvidas na utilização das ferramentas para criar bases de conhecimento pessoais, em termos de competências de pensamento crítico, criativo e complexo necessárias para usar a ferramenta cognitiva. Fomentar estas competências deve ser um dos objectivos principais da educação. Ferramentas cognitivas são aplicações informáticas que, quando usadas pelos alunos para representar a sua própria compreensão, irão implicar e fomentar essas competências. Não pretendo afirmar que as ferramentas cognitivas são a única forma de implicar o pensamento crítico nas escolas. Professores competentes e alunos determinados têm vindo a fazê-lo ao longo da história da educação. Todavia, se se valoriza o pensamento crítico e a utilização de computadores, as ferramentas cognitivas oferecem um meio para alcançar ambos os resultados.

(David H. Jonassen - Computadores, Ferramentas Cognitivas, Porto Ed. sublinhados meus)

right click image to set as background

E as leituras continuam...

(imagem de www.vladstudio.com)

Sem comentários: