segunda-feira, abril 09, 2007

Matemática, problemas, partilha... fios de seda e teias

Por partes.

Puxa-se um fiozinho de seda no blogue do
José Oliveira e é nisto que dá.

Eu havia dito que regressaria ao
TeacherTube lá divulgado. E fui hoje (já perceberam a minha aversão ao amanhã). Quando lá cheguei, deparei com isto:



Daqui, cheguei naturalmente ao site
Thinking Blocks
http://www.thinkingblocks.com/
.



E do vídeo... podemos voar até quem o descobriu e partilhou: o autor deste site


.


Logo em seguida, parti para o blogue do nosso Departamento de Matemática e Informática (MAT TEIA), muito recentemente criado (na última reunião), procurando o desenvolvimento de um espaço comum, que motive para a partilha de recursos, práticas, reflexões...
www.matteia.blogspot.com

E lá depositei a(s) semente(s) partilhando a(s) descoberta(s).


Teias sim. A provar que somos bem maiores do que nos fazem. Que não confundimos revolta com falta de profissionalismo. Conscientes das limitações, sim. Mas sempre dispostos a tentar ir um pouco mais longe, mesmo quando as tempestades o desaconselham.

Procuramos ser/dar o exemplo.
Para que as histórias da comunicação social em torno de "outros" exemplos não se colem ao corpo de todos e forneçam desculpas fáceis para sermos menores.

2 comentários:

Anónimo disse...

São realmente verdadeiras teias que se cruzam. O teacher tube, apesar de ser um recurso recente, penso que poderá evoluir como uma ferramenta de destaque no domínio dos vídeos educacionais.

Por vezes encontramos todas estas ferramentas, mas pouco há em português. Por um lado é bom, pode criar-se a interdisciplinaridade com o Inglês, por outro lado até dá vontade de fazer algo em português :) ... o tempo é que é pouco...

Teresa Martinho Marques disse...

Tens toda a razão... mesmo sendo importante a interdisciplinaridade, não fosse a falta de tempo e apetecia mesmo... é como a tua sugestão de plataforma em português no Ning... ao estilo do classroom 2 de que falaste (e que já visitei)... pois... quem sabe um dia não se consegue!