quinta-feira, janeiro 04, 2007

WIKI e projectos colaborativos




Desde que nos descobrimos mutuamente que desejávamos fazer algo assim...
Falo do blogue
Ventos a Mudar de uma turma de 1º Ciclo da zona de Ventosa (Concelho de Lourinhã), da sua professora (que tem nome de princesa) e do projecto de escrita colaborativa que iniciámos no primeiro período.

Para colocar em prática a ideia, resolvi testar a tecnologia WIKI...
Sendo as possibilidades imensas e o tempo pouco, acabei optando por algo extremamente simples (e até inseguro... a edição é fácil e não tem o acesso condicionado por password, o que representa um risco - é preciso ter sempre o cuidado de fazer cópias de segurança de cada vez que se faz uma intervenção no espaço).

Para perceberem melhor do que falo, vão até aqui:
http://www.wiki-site.com
(podem passar para português do Brasil... embora tenha uns erritos... eles pedem ajuda aos utilizadores para melhorar/traduzir, mas o tempo não tem sido muito e ainda não consegui... se alguém conseguir...)

Para verem como estamos a funcionar e a história que estamos a escrever em conjunto (Um Sonho Infeliz), espreitem aqui:
http://ameias.wiki-site.com

Claro que a escrita colaborativa não esgota as possibilidades deste instrumento... E podem intervir mais do que dois autores, claro. Já vi projectos com a intervenção de várias escolas/turmas na escrita de uma história, em outros suportes. Quem diz história, diz outra coisa qualquer... a imaginação ditará a forma de utilizar este tipo de tecnologia.

Fica a dica. A exploração depende muito da criatividade de quem usa. É um instrumento com limitações de edição, claro, mas a sua pouca sofisticação torna-o poderoso pela simplicidade de acesso e uso com crianças jovens.


E já tenho visita marcada para Abril!

Finalmente a "aranhiça" (como me designo e me chamam carinhosamente) vai conhecer ao vivo estes meninos e esta professora que fazem parte da teia desde o tempo em que começou a ser tecida!
Ai Primavera... chegas quando?

4 comentários:

imaz disse...

Olá Teresa, nós queremos agredecer o que escreveste aqui no blogue porque assim muitas mais pessoas
vão conhecer a história que estamos a escrever em conjunto.
Foi uma boa surpresa...
Beijinhos de todos nós e cá te esperamos no dia 30 de Abril...

Teresa Martinho Marques disse...

Eu é que agradeço o vosso carinho... beijinhos!

Anónimo disse...

É uma delícia a ideia da história escrita em conjunto :)

Teresa Martinho Marques disse...

IC, abre caminhos muito engraçados e estabelece laços fortes... Temo-nos cativado (ocorre-me o principezinho) ao longo do tempo... estamos desejando conhecer-nos!

beijinhos