segunda-feira, janeiro 15, 2007

Uma obra de referência

Partilho porque é das obras de referência de que mais gosto e mais útil tem sido na minha actividade, enquanto professora de Ciências (sobretudo do 5º Ano de escolaridade).
Não é fácil encontrar. Ofereci o meu exemplar (uma edição do Círculo de Leitores, penso que a primeira) à Biblioteca da Escola e adquiri a última edição, por encomenda, numa FNAC.

.

.

Portugal Animal
Clara Pinto Correia (fotos de José António Cidadão)
Relógio D’Água Editores, 2000 (última edição)

Excerto do prefácio:

“ (...) Este livro não esgota o tema, porque ele é inesgotável. Abre a porta para um novo olhar: os vertebrados terrestres de Portugal Continental à luz da sua taxonomia, da sua morfologia e da sua biologia, mas também à luz do lugar que ocupam na teia das inter-relações do ambiente a que pertencem, pelo que representam como símbolos ou peões de um qualquer dos muitos contos da evolução ou das piruetas da ecologia, e ainda pela parte que lhes cabe das mitologias e das fábulas, pelo seu lugar nas quadras ou nos pavores nocturnos. Portugal Animal é isso mesmo. Para todos os efeitos.”
.
Como consultar este livro
(excerto da introdução)

"Os vertebrados terrestres da fauna portuguesa (...) estão descritos por fichas próprias para cada espécie, eventualmente englobando breves referências a congéneres ou familiares muito semelhantes (...).
Estas fichas estão agrupadas conforme os tipos de ambientes em que as diferentes espécies ocorrem. Assim o livro consta de treze capítulos, cada um deles relativo a um tipo predominante de paisagem portuguesa (...), abrindo com uma descrição das características geológicas e climáticas que, ao longo da História da Terra e da evolução da cultura humana, deram origem a um determinado tipo de coberto vegetal. (...) Desta forma, o livro tanto pode ser utilizado como puro prazer de leitura, como para recolha de informações sobre uma espécie ou um aspecto em particular, ou ainda como guia de campo que ajudará quem for passar uma semana às montanhas a saber como se formou aquela paisagem, como se organizam entre si os seus vários componentes, e que animais, com que características e histórias associadas, ali se pode esperar encontrar (...)."
.

Sem comentários: