segunda-feira, janeiro 08, 2007

Projecto de escrita colaborativa... Turma B e João Pedro Mésseder




Já iniciado no primeiro período (trabalho de preparação e ocorrência de contacto pessoal na Feira do Livro) eis que, em meados Dezembro, o convite ao escritor é feito formalmente pelos alunos, depois de trabalhada em Língua Portuguesa uma unidade sobre a escrita de uma carta (mantendo eu uma espécie de Diário de Bordo do projecto, que vai reunindo todos os contactos escritos).
Desse diário, divulgo hoje dois momentos importantes: o do convite e o da sua aceitação.
Ainda não lhes li a carta do escritor, mas antecipo já a alegria no momento da leitura... Ainda por cima com uma surpresa deliciosa no fim... (Essa só vou partilhar com eles... entenderão... é um inédito! Privilégios...)
Assim vamos caminhando esta estrada que, esperamos, os motive para a leitura, os cative para a escrita, os faça vibrar lá por dentro, nesse recanto de emoções onde guardamos toda a poesia do mundo...


Caro Escritor, João Pedro Mésseder

Começamos por agradecer a sua presença na nossa feira do livro.
Queriamos pedir-lhe que colaborasse connosco na construção de um poema, sendo nós a iniciá-lo.
A turma toda já leu e ouviu alguns dos seus lindos poemas, que nos fazem navegar num mundo de fantasia, cheio de alegria e sonho.
Devido a só termos uma aula de Estudo Acompanhado e Área de Projecto por semana, pensamos que apenas existe a possibilidade de fazer produção de texto mensalmente.

Esperamos que aceite o nosso convite e...

Até Breve!

Os 28 na sala (turBêTurma)








Caros Amigos da TurBêTurma:

Em resposta à vossa mensagem recebida a 15 de Dezembro do ano passado, venho dar sinais de vida hoje, dia 7 de Janeiro, do novo ano (que eu espero seja um 2007 verdadeiramente «turBeTurmíssimo» e «azeitãozíssimo», incluindo ser um bom ano para os golfinhos* e para o maravilhoso Sado de que tenho tantas saudades – ufff!, que frase tão comprida!). Escrevo mais pesado do que quando estive na vossa escola, porque entretanto comi muitas rabanadas, sonhos, queijo-da-serra, ovos-moles de Aveiro, bombons e pais-natais de chocolate, que me fizeram ficar gordo como um lontro (esta comparação é do Aquilino Ribeiro, um escritor de quem eu gosto muito).
Pois deste frio e chuvoso Porto de onde vos escrevo, quero dizer-vos que fico muito contente por ler na vossa mensagem que os meus poemas vos «fazem navegar num mundo de fantasia, cheio de alegria e sonho» (a expressão é vossa). Ir à vossa escola, ver-vos e ouvir-vos foi um gosto. Eu agora estou a navegar, sim, mas na cinzentude molhada (ou na cinzenta molhadez?) de um fim de tarde de domingo e, por isso, nada melhor para me alegrar do que responder finalmente a uma turma de jovens tão festiva como é a vossa.
E escrevo para dizer também que aceito o vosso convite, o vosso desafio, o vosso repto, o vosso estímulo, o que quer que queiramos chamar-lhe, que o dicionário é muito grande e os sinónimos nunca mais acabam (ufff!, outra frase super-comprida!).
Como prenda do Dia de Reis, que foi ontem (os sinos da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, que ouço aqui em casa, repicavam ontem pelo fim da tarde, tocando as derradeiras melodias da quadra natalícia), pois, dizia eu, como prenda, envio-vos um poema inédito sobre o tempo (a vossa professora que explique por favor o que a palavra ‘inédito’ significa). O tempo que caminha, avança, corre, pula, nos relógios e na vida. Espero que gostem. (Eu, por mim, não gosto do tempo e, se pudesse, torcia o pescoço aos relógios e aos calendários – isto, é claro, se eles tivessem pescoço, o que só acontece com alguns relógios, os de sala, talvez.)
Cá fico à espera do vosso texto ou início de texto.

Um abraço então para tod@s e até breve.


João Pedro Mésseder


P.S. * Lembrei-me agora de que o golfinho é um animal que já nasceu com diminutivo. Ou estarei a pensar mal?



http://pwp.netcabo.pt/0446031601/
(João Pedro Mésseder e José António Gomes na Web)

Auto-biografia doce... boa para partilhar com os alunos.
http://www.nonio.uminho.pt/netescrita/pt/autores/bio_jpm.html

.

Sem comentários: