quinta-feira, janeiro 12, 2006

SALA 16




A aula de Formação Cívica foi (mais uma vez) de descoberta. Preparámos a próxima sessão (delegado e subdelegada vão partilhar com a turma as informações da reunião que tiveram com o Conselho Executivo e recolher sugestões para a melhoria do funcionamento da escola e dos espaços, tal como lhes foi pedido), fizemos um balanço do trabalho já realizado, falámos de blogs, partilhei o meu, descobri que um aluno tem um blog exactamente aqui ao meu lado: Animais.

E foi assim que decidimos criar um blog da turma. Escolhemos o nome - SALA 16, a password-não digo qual, a assinatura geral da turma TA-SE(xto) - Turma A do Sexto ano, o nome identificativo no perfil - A-team...

Ideias não faltam! Querem falar de saúde (a propósito dos trabalhos em curso em AP), falar de matemática, cidadania, divulgar histórias, poemas, registos de acontecimentos, sugestões de leitura para abrir o apetite... querem manter-se ligados entre si e ao mundo. Dizia uma aluna: já nos estou a ver muito velhinhos a escrever devagarinho no computador para sabermos uns dos outros através do blog...

Eles já suspeitam do valor precioso da Amizade. E da facilidade com que os laços se desfazem se não os reforçarmos de forma empenhada e activa. Têm razão.

Cheguei a casa depois de um dia longo entre aulas, tempos sem tempo e um infinito Conselho Pedagógico. Sobrou-me apenas o minuto necessário para lhes dar o mimo. À mesma hora, um deles descobria o blog sonhado de manhã e escrevia:

Olá professora e amigos. Estava aqui no computador e pensei se a Prof.3za já teria feito a página, qual o meu espanto quando vejo algum trabalho da professora. beijinhos.

Respondi-lhe, é claro. Hoje vou deitar-me um bocadinho mais tarde. Mas a causa foi boa. Mais uma coisa para construirmos juntos e dar sentido ao trabalho da escola. Dar sentido ao ofício de aluno, ao ofício de professor.

Havemos de chegar onde queremos!

Vão até

www.sala16.blogspot.com

e descubram como continua esta história que começou hoje...

Sem comentários: