quarta-feira, janeiro 18, 2006

Mais flores

Contagiante...

Epidemia? Multiplicação das Flores? Milagre das Rosas?



Aqui fica mais um sítio especial.
Imaginem um aluno no 6º ano... com 1o anos. Capacidades excepcionais para a escrita (algures no percurso escolar - aceleração curricular). O que nos temos divertido na turma, com as histórias que cria assim de repente a partir de um quase nada, com a forma como as partilha connosco em Estudo Acompanhado, onde, por vezes, fazemos sessões de indução de escrita criativa.

Não fizemos qualquer Plano de Desenvolvimento formal (chega de papelada!!) como o ME quereria (a família não precisa de saber o que já sabe e sempre soube, para acompanhar com carinho e atenção o percurso).
Mas conversámos sobre blogs na aula de Estudo Acompanhado e na aula de Área de Projecto (o dele estava criado, mas não conseguia lá voltar e não sabia porquê... mistério resolvido, tinha esquecido o username). Reflexão sobre o propósito, sobre a forma, sobre as ideias. Encontrou o melhor nome possível para o seu recanto literário:

Textívoro

Este blog que aqui vos deixo, os comentários que vocês lá colocarem, o estímulo e o desafio que lhe oferecerem, será o melhor Plano de Desenvolvimento que ele, o Escritor95, poderá ter.
Vão até lá e descubram o sabor bom de saber que as palavras portuguesas já estão em muito boas mãos...
(Os melhores projectos humanos surgem de forma natural e doce, sem contrato escrito, que o Amor não é para assinar.)


Preparava-me para tornar público mais este fio de seda e... eis que surge nova flor...
Desta vez era a Ana, alma de matemática (onde se move como serpente, conjecturando, testando, verificando, inventando) para quem os textos têm mais mistérios que os números.
Faz , no espaço muito seu que acabou de criar, a opção inteligente de quem gosta de os ler (aos textos), mas adia o momento da escrita: cita escolhas que fez com uma intenção onde também colocou carinho e uma mensagem especial...
E eu gostei. Muito.


Ana




Ainda bem que o jardim, no ano que passou, se encheu de rosas inglesas do David Austin (perdi-me de amores e encomendei-as faz tempo) ... acho que tenho fotos que cheguem para o que vem por aí.
É bom ser optimista e descobrir que temos razão.

E, já agora, a turma D (a que pertencem a Marta, o Escritor95 e a Ana) finalmente tem o seu blog esboçado, que dá ligação aos blogs individuais (assim se decidiu, assim se fez). É só um embrião... mas não é assim que tudo começa?

Dia D
porque todos os dias são importantes...

Quanto à
Sala 16 ... está-se bem lá!
Hoje divulgaram a saída do jornal da Escola.

(Os alunos estão a ganhar o hábito de vir até aqui e deixar recados e pedidos de ajuda. Curioso... não escolhem o último post, mas sim aquele que sentem mais como seu: o que divulga os seus projectos para as T-shirts e o trabalho de Área de Projecto - A saúde no centro das atenções.)

Os erros ortográficos, as dificuldades de escrita, outras fragilidades na organização de ideias, começam a tornar-se evidentes. Compilei comentários. Havemos de os corrigir, de os melhorar. Havemos de fazer o que for possível fazer.

Enquanto for possível.

Sem comentários: